terça-feira, 19 de abril de 2011

ALCANÇANDO VITÓRIAS INATINGÍVEIS

Todos nós temos em nossas vidas, sonhos ou desejos que tornaram-se tão distantes de nossa realidade que passaram a ser tratados como algo inatingível. Por volta dos 45 anos de idade as pessoas passam por uma crise, que a psicologia chama de crise da meia idade. Nesta fase o sujeito começa a rever seus sonhos juvenis, a olhar a sua realidade e comparar o que sonhava com o que obteve. Muitos nesta crise passam a vivenciar este fator das vitórias inatingíveis. Sonhos que tornaram-se pesadelos, projetos que jamais serão concretizados, e vitórias que humanamente tornaram-se inalcançáveis e impossíveis.

Todos nós temos lutas, batalhas e situações que extrapolam, que vão além das nossas possibilidades, que transcendem os nossos recursos. Há áreas em nossas vidas em que muita gente diz: “Ah! Nem Deus dá jeito!” outros dizem: “quanto a esse assunto, entreguei  a alma…é caso perdido!”

Assim era o momento histórico pelo qual o Rei Ezequias e toda Judá passavam no texto que está em 2 Crônicas 32.1-8; 12-16 e 21-22.

. O exército Assírio, o mais poderoso de todos os reinos daquele tempo chegara para destruir o pequeno reino de Judá. Algumas estimativas dão conta de que o número dos soldados de todo o exército assírio, era maior do que toda a população do reino de Judá. Senaqueribe, o rei da Assíria jamais havia perdido uma batalha contra seus inimigos.
Debochado, arrogante, pretensioso, Senaqueribe envia cartas a Ezequias proferindo insultos terríveis (v.14 e 17) contra Deus e a fé deste povo. Vencer Senaqueribe e todo o seu exército era algo inimaginável para o pequeno reino de Judá. Nesta época, o Reino de Israel, nação irmã e vizinha já havia sido conquistada e parte dela destruída.
Como vencer ? O que fazer diante destas situações inesperadas, desesperadoras imprevisíveis e inatingíveis ?
Deus concedeu a Ezequias uma vitória tremenda. A narrativa deste texto poderia ser parafraseada como sendo a vitória de Davi contra Golias do ponto de vista comunitário e nacional. Um povinho insignificante recebe do Senhor uma vitória inatingível, inesquecível e pouco sonhada (v. 21-22).

O CONTEXTO:

Esse texto se passa em um período em que Ezequias era o Rei de Judá. O reino de Davi e Salomão já havia sido dividido. O reino do Norte que seguiu Jeroboão ficou conhecido como o Reino de Israel. Este era maior, mais forte e com mais tribos (cerca de 10). O reino do sul, que tinha como capital Jerusalém, ficou conhecido como Reino de Judá. Era pequenino. Insignificante do ponto de vista bélico e populacional. Era um Reino de reis que em grande parte eram tementes a Deus. Reis que buscavam servir ao Senhor. Nem todos, mas Ezequias era um destes homens comprometidos como Senhor!

Senaqueribe vinha anexando terras ao Reino da Assíria. Era o grande comandante. Vitorioso e poderoso. Sua fama de imbatível insuflavava a sua arrogância ainda mais. Porém, o que é magnífico neste texto é a vitória que Deus concede a sua gente. O que é lindo nesta passagem é ver que Deus dá vitórias inimagináveis ao seu povo. Esta vitória não aconteceu devido a qualquer virtude do povo, mas unicamente por Deus.

Creia nisso, porque crer nisso é crer na Palavra de Deus! (v. 21-22). Quem é o seu Senaqueribe? Senaqueribe era para o povo de Judá um problema insuperável. Enfrentar o poderoso rei da Assíria e todo o seu vasto exército e permanecer vivo era algo semelhante a obter uma vitória inatingível.
Todavia, o texto nos faz pensar em algumas questões importantes para aqueles que desejam alcançar vitórias inatingíveis em sua caminhada:


1. A VITÓRIA VEM PARA UM POVO COMPROMETIDO COM A FIDELIDADE
- Lutas todas as pessoas tem sejam elas:
  • Boas ou Ruins
  • Fortes ou Fracas
  • Ricas ou Pobres
  • Jesus nos ensinou que as tempestades vêm para todos! Quem tem casa

Todavia, aqueles que ousam buscar um compromisso em fidelidade com Deus, esses recebem recursos ilimitados. Deus abençoa, Deus ajuda, Deus socorre, Deus abre portas onde só há caminhos fechados…. pois Deus é fiel!
Isso não é teologia da retribuição. São promessas do Senhor para um povo que paga o preço da lealdade ao Senhor. Israel já havia caído ao ataque de Senaqueribe. Judá foi poupado!     Fidelidade trás no seu bojo recursos ilimitados: Deus enviou um anjo… apenas um anjo!    E a crise estava resolvida!

2. A VITÓRIA VEM PRA QUEM TEM DISPOSIÇÃO AO TRABALHO (v.2-4)
O Texto nos mostra que diante das oposições, nem Ezequias, nem o povo entrou em inércia, em apatia, em letargia e desilusão. Em 2 Reis 6, quando havia o cerco da Síria sobre Samaria e a fome reinava de maneira irremediável. O rei ao ser abordado por 2 mulheres que haviam cozido uma criança…revela toda sua desesperança e desilusão.

Em nossas vidas… Quantos de nós, desistimos por muito pouco? Quantas vezes o fazemos antes de enfrentar minúsculos problemas? Todas as coisas são possíveis, quando sustentadas por um sonho e valores consistentes.
Tome a decisão de um vencedor… Jamais desista!!!
- Neemias deixou o palácio de Susã para trabalhar em Jerusalém. Seu coração o movia a isso. A obra era grande. Refazer os muros demoraria pelo menos 6 meses. Os adversários jogavam contra, de dentro. Mas Ele trabalhou com coragem: (Neemias 2.18; 4.6; 4.15 a 17 e 6.15). O Muro foi refeito em 52 dias… aleluia…..

3. A VITÓRIA VEM PRA QUEM FECHA AS BRECHAS AO INIMIGO (v.5)
A despeito do potencial bélico de Senaqueribe, o povo de Judá liderado por Ezequias foi a luta. Resolveram tapar as fontes que poderiam alimentar os inimigos. Fecharam as brechas nos muros para evitar surpresas desagradáveis. Ezequias entendia a necessidade de não dar brechas aos inimigos.
Jesus ministrando aos discípulos disse da necessidade de vigilância, de atenção, de não dar ocasião à carne: “Vigiai e Orai para que não entreis em tentação. O espírito está pronto, mas a carne é fraca”.
Sansão é um triste exemplo de quem fora levantado por Deus para ser um servo poderoso nas mãos do Senhor. Um juiz, um libertador de Israel. Todavia, cedeu aos encantos de Dalila. Brincou com o inimigo e tornou-se escravo dos filisteus. Tornou-se motivo de zombaria e chacotas. Cegaram seus olhos e o reduziram a uma condição humilhante. Brincou com o inimigo, não fechou as brechas.

4. A VITÓRIA VEM PRA QUEM ACIMA DE TUDO DEPENDE DE DEUS; TEM EM DEUS A SUA SUFICIÊNCIA (v. 7 e 8)

Um dos episódios mais lindos da vida de Sansão aconteceu quando de sua batalha contra o exército filisteu, tendo nas mãos apenas uma queixada de jumento. Cerca de 1000 soldados foram derrotados naquele dia. Após inominável vitória, Sansão, extenuado, esgotado, afadigado cai ao chão. Prestes a morrer de sede ele clama a Deus. Porque Deus lhe deu tamanha vitória e logo depois permite que ele se veja impotente diante de uma sede mortal ? Para que entendesse a necessidade de dependência de Deus em todo tempo. Não só quando das grandes lutas, mas nos momentos das necessidades mais básica. Precisamos e devemos depender de Deus a todos instante
Para atingirmos vitórias inatingíveis precisamos fazer como Davi frente ao gigante Golias quando  disse: "(I Samuel 17:45) - Davi, porém, disse ao filisteu: Tu vens a mim com espada, e com lança, e com escudo; porém eu venho a ti em nome do SENHOR dos Exércitos, o Deus dos exércitos de Israel, a quem tens afrontado." Isso é dependência de Deus
CONCLUSÃO:

Você pode estar vivendo dias que mais parecem com pneus arriados. Com sua bateria descarregada. São tantas oposições, inúmeras lutas, infindáveis batalhas, que as vezes a gente arria!
Você pode estar passando dias de indignação, afinal de contas, você tem buscado em seu coração, ser fiel ao Senhor. Deus conhece a disposição do seu coração, mas só dá errado, tudo parece piorar…

Você pode ter entrado aqui abatido com o tamanho do gigante que você tem pela frente. O seu Golias, ou o Senaqueribe, ou a enfermidade, ou o desemprego, ou aquela crise conjugal…. são muito maiores que seus recursos para fazer frente e vencê-los.

Quero te dizer uma coisa nessa hora:
Deus é o Deus do impossível. Deus pode te dar a vitória! Paulo escreveu isso aos irmãos de Éfeso: “aquele que é poderoso para fazer infinitamente mais do que tudo quanto pedimos, ou pensamos, conforme o seu poder que opera em nós, a ele seja a glória…para todo o sempre” (Ef 3.20-21).
Creia somente, fique firme, clame ao Senhor e continue a buscá-lo e dependa de Deus. Deus estará no controle se você permitir que Ele seja o piloto da situação.


Se você gostou do Texto abençoe seus amigos compartilhando esta mensagem com eles. Clique no link "COMPARTLHAR", aí em baixo, e envie para seus amigos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Equipe Inconformados
OS INCONFORMADOS


SOMOS INCONFORMADOS E VAMOS GUERREAR
DINAMITE DE CRISTO VAMOS ALASTRAR
COM VISÃO E OUSADIA UNGIDOS PRA MARCHAR
ESCUDO E ESPADA GRITOS DE FE.
ALMAS SE RENDENDO É O QUE É.


EXPLOSÃO DE JOVENS ... (Tum Tum) Buuuummm
EXPLOSÃO DE ATITUDES (Tum Tum) buuummmm
DECISÃO POR CRISTO INCONFORMADOS COM ESTE MUNDO QUERO MUDAR.
(EU) PORQUE A ORDEM É?
DETONAR.
(EU) CAPETA MALDITO:
2 X -PODE CORRER PODE SE ESCONDER PORQUE OS INCONFORMADOS VAI EXTERMINAR VOCE.